sábado, 23 de junho de 2018

Eu gostava de morar nas águas furtadas do céu




Por dever de amizade... "presto a minha singela homenagem...
"ao estimado amigo Joaquim Manuel Oliveira Pereira"
Kim Berlusa.

Amigo! "Dignificaste as Artes Plásticas e a Poesia!..."
Amigo! "Saúdo-te reconhecida!"

Vou declamar um poema, "da sua autoria".

Eu gostava de morar, nas águas furtadas do céu
p'ra poder ver o brilhar das estrelas sobre o breu.
Ver a terra lá de cima, tão redonda e colorida
numa leve neblina, suavemente envolvida.

Eu gostava de morar, nas águas furtadas do céu
ter o sol como vizinho e pedia-lhe um raiozinho
p'ra aquecer a minha vida que anda um pouco arrefecida.

Eu gostava de morar nas águas furtadas do céu,
mas morar na mesma rua, onde também mora a lua,
que é atraente e fascinante, e que inspira a tanta trova,
de crescente a minguante, bela, cheia e sempre nova.

Eu gostava de morar nas águas furtadas do céu
para poder viajar sobre a cauda de um cometa
de planeta em planeta, até ao mundo dos mundos,
na leveza temporária duns segundos.

Eu gostava de morar nas águas furtadas do céu
ver o Éden pela janela, ver tudo o que a vista alcança,
ver a mais longínqua estrela, no olhar duma criança.
Eu gostava de morar nas ásuas furtadas do céu!

Kim Berlusa
in "Viver nas Horas Mortas"
lido por Helena Maria Simões Duarte

1 comentário:

  1. quim recordo-te todos os dias partis-te no mesmo dia do meu grande amor-na vida eramos irmaos na poesia tua admiradora

    ResponderEliminar