quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Sou do Porto


sou do Porto, onde as gentes têm outra febre, um calor desigual que corre em veias de genuinidade.
sou do Porto, da cidade invicta, mística e feiticeira.
sou do Porto! das vielas estreitas que deixam passar grandes gentes: as suas e as que a si chegam, da cidade onde desaguam águas d’ouro que chegam em gargalhadas serenas por entre os socalcos traçados até a uma foz de sol d’ouro.
sou do Porto com um umbigo de Palácio de Cristal que bebo desde a infância até às páginas dos livros.
sou do Porto com sangue-vinho intenso, quente e prodigioso, néctar regalo de Baco.
sou do Porto onde a alegria mora no cume da Torre dos Clérigos e daí transborda em contágio para toda a cidade.
sou do Porto das cheio de pontes que nos ligam a outra margem como se fossem braços em colo estendidos de modo perpétuo.
sou do Porto e vivo com a retina carregada da luz sublime que irradia da Serra do Pilar onde voluntariamente se fica algemado por fascínio.
sou do Porto - dessa gente do "carago" que pega nos amigos e os aninha no coração, sou deste chão, deste sítio soberbo dos Aliados onde tantas vezes o sol nasce do chão.
sou do Porto que tem ao colo gente persistente e resiliente: das gentes que comem tripas à sua moda por amor — aos outros, de gente generosa, benigna, empenhada e trabalhadora, um coração de país que está na moda e a moda está em si.
sou do Porto das fontes, dos azulejos soberbos que babam arte da estação de S. Bento sou do Porto da força da Fé do Seminário e da Sé.
sou do Porto com um castelo de queijo em noites de lua cheia que nos paralisa o olhar sou do Porto onde há jardins com glicínias e todas as flores têm nome.
sou do Porto do sítio que alberga os "capa negras" nobres e da melhor universidade do Mundo.
sou do Porto das caves e dos barcos que sobem e descem o rio em rasgos brancos de espuma e fazem viagens cruzando um céu terreno.
sou do Porto do destino recomendável mundialmente para se ser feliz, das esquinas com pataniscas e pasteis de bacalhau, das tascas e o S. João.
do Porto! onde as ruas têm nome de poetas e os recantos são poemas, onde o cheiro a castanha assada se espalha, em vésperas de Natal, por entre a multidão da famosa rua de Santa Catarina.
sou do Porto, escolhi ser do Porto!

Carla Valente

Lido por Alzira Santos

1 comentário: