quinta-feira, 1 de setembro de 2016

NACIONALISTA


NACIONALISTA -

E querem saber uma coisa, meus senhores?
Querem saber o que mais me enerva,
Revolta e azucrina?
É saber que toda a roupa, os sapatos,
as bugigangas
e mais um milhão de coisas, vem tudo
da China!
Vem tudo da China aquilo que usamos
Relógios e louças, tecidos e camas
Cuecas e lenços, blusas e calças
E até "sutiens" p'ra tapar as mamas
É tudo chinês, meus ricos senhores
E como se isto fosse coisa pouca-
Ele são miudezas e coisas maiores
E até chupa-chupas metemos na boca-
São vestidos de noite, plásticos e velas
Cintos e carteiras e bijutaria
Tesouras e facas, tachos e panelas
E milhares de outras merdas para o dia a dia
E até nas camisas para o truca-truca
Desde a mais comprida à mais pequenina
Lá está o carimbo que me põe maluca
A dizer que é tudo "made in China"
E como não bastasse o que nós passamos
Por mais que s'insista e por mais que se tente
Os sacanas não falam como nós falamos
Mas põem cem olhos em cima da gente
Por isso é que eu digo: assentem os pés
E tenham cautela meus bons Portugueses
Por que no futuro os vossos bebés
Vão ser todos feitos pelos Chineses

Fernando Campos de Castro

Lido por Lourdes dos Anjos

Sem comentários:

Enviar um comentário