quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

MUSA PERDILECTA


MUSA PERDILECTA

Quanto pagais senhor por um broche?
- ele respondeu: _ Subi para o coche
que vos vejo formosa e audaz donzela
e vinde e mostrai dominardes toda 'cela!

Num supremo gesto, fez sinal ao cocheiro
e prosseguiram 'caminho do Mosteiro,
ela insinuante, exalando fresca aragem
pouco se importando com a paisagem
visivelmente muito mais interessada
n'amostragem de dotes de dama prendada.

Que nome tendes hoje linda princesa
vejo pelo porte serdes portuguesa
acaso andais desolada por aí perdida
ou sentis adentro fundo a alma ferida?

Ela olhou fixamente o anel com brasão,
uma coroa d'ouro jorrada pelo chão,
enrolado manto, quase que jurava real,
e de pertença D'el-Rei de Portugal.

Meu nome para vós será apenas Inês
sou filha legítima de quem me fez
e s'acaso senhor mais quiserdes saber
digo-vos que nada tenho pr'oferecer
pois gastei sonhos vendi a virgindade
caminhava ainda pela tenra idade...
...mas senhor descontada 'coscuvilhice
será crime ou para vós palermice
saber esta súbdita qual vosso nome
ou tereis dignificante e nobre cognome?

No íntimo do meu ser direi por resposta
ser dono da terra de nascente à costa
palmilho caminhos de norte para sul
sem certeza q'o mar sempre se verá azul
por tal confio ser a água cristalina
como primaveril me parece a vossa sina

Que receais dizei-me garboso senhor
porventura negará que padece de amor?

Por segurança chamai-me tão só Pedro
de denominação futura rei sem medo
quando prevejo 'salão alagado de sangue
e minha amada prostrada já exangue

Dizeis que tendes algo a ver com reino!
(pausa)
se a resposta for silêncio não teimo...

Finde-se por não ser minh'esta história
nem adulterá-la me traria mera glória,
e séculos depois, também por amor morreu
quem não viu quanto o marido padeceu,
fazendo dela a sua musa predilecta
reconhecendo ser o seu único filho poeta.

Cito Loio

(a minha prenda de aniversário) 28/10/2017
Lido por Adolfo Castelbranco, Alzira Santos e Manuela Caldeira

Sem comentários:

Enviar um comentário