quarta-feira, 12 de julho de 2017

VIA-SACRA


VIA-SACRA

Nem só o Cristo foi crucificado!
Também eu tenho suportado,
Um pouco, o peso dessa Cruz
Madeiro que não seduz
Tão difícil é o seu porte
No duro caminho para a morte!

Condenado,
Desterrado,
Espezinhado,
Prostrado
Sob o lenho,
Se me quero sentir ajudado
Nos revezes,
O recurso que tenho,
Muitas vezes,
É cantar como um carro carregado!
É pedir o alento dos meus passos
À coragem dos meus versos
Que de estação em estação
Vão ficando dispersos
No íngreme percurso do Calvário
E são o santo sudário
Do meu rosto amargurado,
Ferido e desamparado
No chão da caminhada.
Como auxílio que emprestasse ao próprio corpo
A sombra por ele mesmo projectada.
S. Salvador, 1965

Flávio Capuleto
in “Mensagem”

lido por Lúcia Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário