quarta-feira, 12 de julho de 2017

LITANIA HERÓICA


LITANIA HERÓICA

Entrem, entrem os ventos, os chuveiros, as estrelas,
No palácio inabitado
Sem telhado, sem-vidraças nas janelas...
Que os vidros se me estalaram,
O telhado me voou,
E, pelas, mil caminhos que ante mim se desdobraram,
Os meus passos me levaram,
E eu lá vou (nem sei se vou…)!

Sem preferir, sem definir, sem restringir, avanço
De renúncia em renúncia, luta em luta.
Não sou para ter descanso,
Não para ser redimido...

Também não sou para vencer ou ser vencido.
Lutei, e luto, e lutarei...
Do Nenhum-Reino é que sou rei!

Também não sou para dormir nas estalagens.
Venho de trás, vou para a frente...
Como bastar-me o presente?
Lucidamente delirante, o meu olhar é um rastro ardente
Incendiando todas as paisagens...

Por tudo isto sou profundamente só,
E me debato na ansiedade,
E nada sei ver só dum lado,
Porque, pairando em tudo corno a luz ou corno o pó,
Transbordo de humanidade,
Vivo desumanizado...

Vivo na heróica Tortura,
E viva a magna Aventura!
Minha Grandeza é sem cura...,
Renego a felicidade.

Entrem, entrem, os ventos, os chuveiros, as estrelas,
No palácio inabitado
Sem telhado, sem vidraças nas janelas...

Entrem as aves nocturnas,
Os animais sem dono, as feras brutas,
Os fantasmas peregrinos,
E os lunáticos, os párias, os ladrões, os assassinos,
Que têm olhos como furnas,
Bocas mudas como grutas...

Tudo em que mais vasto for,
(Sei-o! bem no sei, Senhor!)
Pagá-lo-ei demasiado caro.

Faça-se, pois, em mim toda a vossa Vontade,
Emudeça em meu lábio o vão reparo...

Em mim se cumpra a vossa Imensidade!

... E a vida me persiga
Com as misérias mais subtis e menos gloriosas,
As decepções mais insólitas,
Humilhações mais recônditas
E raras,
Para que enfim se extinga em mim a veleidade
De também ir atrás de nem sei que felicidade...

Entrem, entrem os ventos, os chuveiros, as estrelas,
No palácio inabitado
Sem telhado, sem vidraças nas janelas...

E de misérias, decepções, humilhações,
E apelos de velhos vícios,
E virtudes ignoradas,
Farei látegos! cilícios
Para me modelar às chicotadas!

Assim não pare, nem descanse,
Seja em que lar ou seja em que deserto.
Sem preferir nada a nada,
Fugindo sempre da estrada,
De contínuo avance!
Avance, sempre mais longe e mais perto...

Porque não é em mim que me sonhei viver!
Meu ser-eu só me aperta, e só sonho esmagá-lo.
Livre, sou tudo que é, foi, há-de ser,
Vivo em tudo que vive, há-de viver, viveu...

E então, quando eu disser: «eu...»,
Já direi: «Não! não é de mim que falo!»

Entrem, entrem os ventos, os chuveiros, as estrelas,
No palácio inabitado
Sem telhado, sem vidraças nas janelas...

José Régio
in “Poemas de Deus e do Diabo”
Lido por Rosário Lemos

Sem comentários:

Enviar um comentário