terça-feira, 3 de janeiro de 2017

SE EU SOUBESSE PINTAR...


SE EU SOUBESSE PINTAR...

Se eu soubesse pintar,
Nas minhas telas só haveria
Pinceladas de alegria!
Cenas plenas de vida e de cor...
Cenas que a todos inspirassem amor!

Usaria cor viva e forte,
Tons que nunca lembrassem a morte!

Escolheria o amarelo do mel,
Do pólen das flores e das espigas;
O verde tenro da erva e das folhas de milho
Na primavera;
O vermelho das papoilas
E o corado das faces das moçoilas;
O nariz rubro do frio
E todas as cores do campo e do monte no Estio!

Escolheria as folhas das videiras quando douradas,
Com cachos de gordos bagos sumarentos e translúcidos!

Não pintaria caminhos poeirentos,
Mas apenas a natureza em toda a sua pujança;
Não pintaria, do porco a matança.
Seria uma insensibilidade!

Quem mais e melhor pintaria seria Jesus,
No seu Presépio cheio de luz...
E os anjos e homens de boa vontade...
Os pastores com cordeiros mansos aos ombros
E o belo arrulhar dos pombos!

Mas, ai de mim!
Jesus também teve cruz,
Teve espinhos a rasgar a fronte,
Teve de subir bem carregado ao cimo do monte,
E teve lágrimas e feridas e fel!

Como posso desejar que a minha pintura
Só tenha mel?...

Já não quero saber pintar...

Irene Costa

in “Colectânea Galeria Vieira Portuense 2016”

Sem comentários:

Enviar um comentário