quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Olá, Mãe!


Olá, Mãe!

Esta data Mãe, para mim, tem sempre o mesmo significado, a tua ausência. Parece que foi ontem!
Não estás cá para ver como está linda a ameixoeira! Vestiu de novo com esplendor, aquele belo vestido de noiva branco que tanto gostavas e à sua volta, as japoneiras, vestidas de cor-de-rosa, parecem damas de honor!
Também  não vês os amores-perfeitos que plantei e já floriram, nem sentiste o perfume das violetas que, como tu, já partiram.
Mãe os pássaros andam loucos, não param, de cantar! Ao ouvi-los assim alvoroçados, confundo-os sem querer, com a tua voz, como quando começavas a cantar logo ao amanhecer.
Sei que ias gostar das andorinhas que espalhei pela parede para alegrar a casa. As verdadeiras também me abandonaram, mudaram de rumo.
A nossa casa tão grande, de repente, ficou vazia, partiram quase todos, ficamos só nós, a nossa pequena família unida.
O tempo passa! Repara no meu cabelo, no meu rosto e como cresceram os teus bisnetos!
Mãe, não te vou falar de saudades! Sabes o que faço para as evitar? Brinco ao faz de conta! Mastigo-as e engulo-as como se fossem rosas. Assim, cada pétala macia é um bálsamo para a minha agonia, e os meus suspiros deixam de ser magoados porque são perfumados.
Queria muito ter-te por perto Mãe, mas ainda tenho tantas coisas para fazer! Dá-me tempo, preciso de tempo, para dizer aos meus tudo o que tenho para lhes dizer!
Não estás só, estás rodeada de tantas pessoas que amas Mãe, sobretudo do meu Pai, o grande amor da tua vida. Fala-lhe da minha saudade e abraça-o por mim.
Não queria falar de saudades mas, é impossível, dói tanto!
Menti-te Mãe, o faz de conta não resulta. Afinal, as lágrimas não ficam nem macias nem perfumadas, queimam, ferem e são profundamente amargas!
Tu sabes que nunca vos esqueço. Onde estiveres, se puderes, vela por nós, precisamos tanto de ti!
Só peço Mãe, que esta mensagem atravesse o universo, encontre o teu espaço e te leve o nosso amor num imenso abraço.

Alice Queiroz

Lido por Irene Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário