quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

HERÓIS DO MAR!


HERÓIS DO MAR!
(A minha contribuição no Sarau Mar-á-Tona… em poesia, na comemoração do Dia Mundial da Poesia, em 22 de Março de 2014, na Biblioteca Diana-Bar, cidade da Póvoa de Varzim. Evento organizado pelo Grupo de Poetas Poveiros e Amigos da Póvoa, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim)

Cidade da Póvoa de Varzim!
Minha “Póvoa do Mar!”
És Terra abençoada…
E por DEUS! Foste predestinada,
A dar “berço…” aos teus Filhos, “Heróis do Mar!”

Eu, poveira pela Graça de DEUS!
Por reconhecimento… “lembro os “Ilustres” Irmãos meus”:
- José Rodrigues Maio – “Cego do Maio”,
- Manuel António Ferreira – “Patrão Lagoa”
e – João Martins Areias – “Patrão Sérgio”.

“Filhos da Terra” da Póvoa de Varzim!
“Heróis do Mar!”
Esta alma poveira, “honra-vos…” assim:

As vossas exemplares vidas,
Dignamente… reconhecidas
Como “Almas Gloriosas!...”
Por façanhas grandiosas…
No horizonte… da filantropia e da heroicidade;
“Fazem de Vós!” Dignamente… “Benfeitores da Humanidade!”

“Filhos da Terra” da Póvoa de Varzim!
“Heróis do Mar!”
Os Poveiros, “não esquecem a vossa Heroica e Humanitária História!...”

Ilustres Poveiros!
Sois “Almas Imortais!
Na memória da nossa História!”

Porém “não quero esquecer ninguém”.
Assim, lembro também,
Outros “Heróis do Mar!” que não estando na História”,
Estão também, “na minha “memória!”
E, por meu dever e gratidão,
A esses também,
Eu faço, “a minha homenagem de coração!”

Helena Duarte

in “Luz, na Voz do Pensamento”

Sem comentários:

Enviar um comentário