domingo, 16 de fevereiro de 2020

Conceição Oliveira


Igrejas do Carmo São Bento Congregados
Onde mulheres gastas cor das pedras
Crianças velhas por viver de olhos maiores que a barriga
Meninas mulheres cheias de barriga até aos dentes
Cheias até à ponta dos cabelos incertos
Cheias de fome e de filhos com fome
Vendiam atacadores pentes esticadores pós colarinhos
Ó qrida lebeme um raminho de bioletas
Por alminha de quem lá tem quinda num me estriei
Quem quer esticadores pós colarinhos quem quer
Com os seus pregões feitos gemidos quem quer
Quem quer e ninguém queria

Tim Tim Tim Tim
Havia o carro eléctrico Tim Tim
Era amarelo amarelinho Tim Tim
Banco de palhinha e era amarelinho Tim Tim
Srs passageiros chegar à frente por favor Tim Tim
E eram encontrões apalpões olha o filho da
Que me apalpou o cu era bom ir até ao mar
E o mar lá estava e já lá estava o mar Tim Tim
Era tão bom ir até lá longe até à Foz ver o mar
O mar enrola na areia
Ninguém sabe o que ele diz
Bate na areia e desmaia
Porque se sente feliz

Palácio de Cristal agora feito um espremedor
Ir lá era dia de festa os cisnes no lago
Flores e um pobre macaco pássaros coloridos
Comer a língua da sogra barquilhos
Um sorvete de dois tostões do feitio do meu sonho
A fava rica camarinhas tremoços pinhões enfiados
Pirolitos e com a bolinha jogava ao berlinde
Sou primas sou sigas sou trigas

Mas o mais difícil é falar da minha Rua
Por pudor por receio de os chocar
Reconhecem-me lá
Reconhecem-me lá na minha rua prisão
Rua sem calor nas almas feitas de pedra
Rua de ódios de raiva funda calcada
Rua fria rua feia rua sombria
Rua das vidas mal vividas
Olhem-me bem de frente
Reconhecem-me lá
Rua dos obscuros sentidos
Rua suja dos bêbados pelos cantos
Rua sempre molhada escorregadia
Rua da cadeia das cadeias sem elos
Rua de pouca gente boa sem história
Rua do amor alugado no vão de uma escada
Rua do amor oferecido nos sexos apodrecidos
Rua do desamor rua do ciúme
Rua dos mendigos esperando as sopas
Rua das esperas nas esquinas
Rua dos cães sem dono e sem coleira
Sou o que resta dessa rua sem sol
Da casa sem janelas sem nada
A minha rua era assim

Aurora Gaia

Sem comentários:

Enviar um comentário