segunda-feira, 30 de setembro de 2019

O que me dói não É saber que o mundo arde...



O que me dói não É saber que o mundo arde...
(A Fernando Pessoa)
I
O que me dói não é saber que o mundo arde
nem tão pouco quantas árvores perecerão
ou quais as casas que não mais se reconstruirão

O que me dói (justamente) é ver e saber
de vidas interrompidas pela morte certeira
da incúria assassina de quem nos quer comer.

Do capital que move a desgraça
e não sabe que as crianças são o melhor do mundo
mastigadas entre fogo e fumaça...

O que me dói (claramente) é o fingimento
as lágrimas doiradas de crocodilos a soldo
que nunca terão sentimento.

São os sentimentos que mais nos queimam.

Conceição Oliveira
in “Sob Epígrafe”
Tributo a Fernando Pessoa no ano em que se assinalam os 130 anos sobre o seu nascimento

Sem comentários:

Enviar um comentário