quinta-feira, 22 de agosto de 2019

HOMENAGEM À GALERIA VIEIRA PORTUENSE


HOMENAGEM À GALERIA VIEIRA PORTUENSE

Este poema que vou ler,
Deu-me um pouco que pensar,
Porque coloquei ingredientes,
Como se deve homenagear.

A Galeria Vieira Portuense é anfitriã,
De que me devo ocupar,
Bem há minha maneira,
Fica no largo dos Lóios,
Bem pertinho da Ribeira.

Na galeria, vive-se deliciosa cultura,
Misturada com bolos,
São da maior doçura
Que nos consola a todos.

Nós somos o fermento
Que dá vida, luz e cor,
Qualquer obra que aqui meter,
Terá de a saber ler e compreender,
Ser um fruto do amor.

Nós somos os ovos,
Bem mexidos e requintados.
Aqui, também se canta fados
Que enaltecem a nobreza de valor,
Alegria fica no ar, há namoro e bem-estar.
Porque o Poeta é um sonhador.

Se o poeta assim quiser
Vai trazer sua mulher,
Para adicionar a farinha,
Mas que pobre cabeça a minha,
Não discernir com clareza,
Misturar a arte que é beleza,
Com a doçura de mulher.
Ela se transforma num fruto
Que o homem gosta e quer.

Somos todos irmãos nestas andanças,
Até parecemos crianças
A enfeitar esta galeria,
Ó que alegria e prazer
Misturam-se ovos, farinha e fermento,
Ó meu Deus apaga o meu sofrimento
Que eu não quero mais morrer.

Nesta plenitude de vida,
A Galeria me dá guarida,
Para eu dizer a poesia
Que me enche de satisfação.
Há luz da vontade divina,
Deus ditou a minha sina
E me afaga o coração.

Coração que fica quentinho,
Quando recebe um portinho,
E se afina a garganta ressequida,
A Alma rejuvenesce,
E quem aqui vier nunca esquece,
Porque a Galeria Vieira Portuense
É o fruto de uma vida.

JOÃO BERNARDO…. VIVA A GALERIA VIEIRA PORTUENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário