quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

NESSE TEMPO DE OUTRORA...


NESSE TEMPO DE OUTRORA...

Quero passear pelos campos fora,
como no tempo de outrora...                                       
quando eu era pequenina...                                               
que brincava, corria, sorria e saltava               
quando passeava pelos campos fora!           

Nesse tempo de outrora...
eu recordo... “o tempo de Primavera” 
que logo, no alvorecer da luz do dia                                             
eu acordava mesmo deleitada...                               
com a melodia do chilrear da cotovia!                                 
Em tempo de festa... era uma alegria
Maravilhada... eu inspirava o cheirinho das flores
nos alegres passeios com a Família, “os meus amores!...”

Nesse tempo de outrora...
quando eu era pequenina...
eu recordo que brincava, corria, sorria e saltava
quando passeava pelos campos fora! 

Nesse tempo de outrora...
eu recordo... “o tempo de Verão” 
na quietude do nascer do dia                                                                                                         
e antes, do romper do Sol                                                                                                             
eu ouvia a melodia do chilrear do rouxinol!                                                                                              Era um tempo feliz...eu sorria
e todo o dia, em alegria...                                                                                                                         
eu via as lindas joaninhas, as abelhinhas
e as borboletas de multicor
em precioso e encantador labor!
Velozes esvoaçavam e pousavam
suavemente, numa e noutra bela flor!                                                                                                                                                                                                                                               

Nesse tempo de outrora...
quando eu era pequenina...                                                                                               
eu recordo que brincava, corria, sorria e saltava                                                                                       
quando passeava pelos campos fora!

Nesse tempo de outrora...
eu recordo... “o tempo de Outono” 
por vezes, já pardacento ao romper do dia 
até, parecia que o Sol se escondia...                                                                                             
e já, corria uma aragem fria. 
Era tempo de certa monotonia e até, de nostalgia...
sentia saudade da luz do Sol a brilhar,                                                                                 
estava já, sedenta de me encantar!...     

Nesse tempo de outrora...
quando eu era pequenina...                                                                                                           
eu recordo que brincava, corria, sorria e saltava                                                                   
quando passeava pelos campos fora!

Nesse tempo de outrora...
eu recordo... “o tempo de Invernia”. 
Nas intempéries... relampejava e trovejava,
quase sempre chovia, fazia frio e ventania                                                                                       
já, rompia gélido... o dia a dia                                                                                                         
e mais cedo, o dia entardecia.                                                                                                                                                                                                                                                       
Nesse tempo, eu era uma criança pequenina,
mas, já andava na escolinha,                                                                                                   
então, “era tempo de mais calmaria...
na doce companhia da Família,
a brincar... e a ouvir histórias de encantar...”
mas também, “empenhada em aprender, ler e estudar”                                                         
da forma que, “os meus adoráveis Paizinhos me educavam”                                                     
e assim, ternamente... me falavam:
- “Leninha, se tem que fazer e tem; “faça com Amor e Bem!...”

E foi assim, “a minha doce... Infância de feliz e encantadora... vivência!”
Nesse tempo de outrora...
quando eu era pequenina...                                                                                                       
que brincava, corria, sorria e saltava                                                                                       
quando passeava pelos campos fora!

A pureza... beleza... e “Amor... na Infância!”
“São sublime alegria... da mais linda poesia!”

Helena Maria Simões Duarte
in "Coletânea Galeria Vieira Portuense 2017"

Sem comentários:

Enviar um comentário