sábado, 23 de junho de 2018

GOSTAR PESSOA



GOSTAR PESSOA

Ando a ler Pessoa lentamente,
Sua vida e obra que me ensina,
Por vezes fecho o livro descontente,
Pois me cansa a poesia que não rima.

Diz o próprio Pessoa em sua obra,
Fazer rima é cansativo, é maçada;
Preocupar-se se palavra sobra,
Acrescentar com palavra achada.

Obrigatório não é forçosamente,
Escrever rimando em poesia;
Na de Pessoa parece estar ausente,
Essa parte que cria a melodia.

Como leigo, pouco escrevo, pouco sei,
Mas diferencio a ordem da desordem.
Escrevo poesia tal como sei,
Dilato o que meu sentido pode.

Como dentes de um pente ao alto posto,
Se estende a poesia em harmonia.
Com rima ou sem rima tenha gosto,
Importa a mensagem, a sabedoria.

Mas continuo a ler p'ra conhecer,
Essa obra que me ensina, em fogo brando,
Perdoem pois, meu juízo de entender,
Pois sou pessoa, sou Faria e não Fernando.

José Faria

Sem comentários:

Enviar um comentário