quarta-feira, 2 de maio de 2018

NECESSITO DE MIM MAIS DO QUE DE NINGUÉM...



NECESSITO DE MIM MAIS DO QUE DE NINGUÉM...

Necessito de mim mais do que de ninguém. Mas mentiria
se não confessasse o quanto preciso de ti. Tu és o meu vi-
nho e a minha ressaca. A minha árvore e a minha floresta.

O meu cavalo. A minha casa, o meu mar, o meu coral. A
minha teimosia e a minha lucidez. O meu pássaro de chu-
va e o meu pássaro de fogo. A minha distância, o meu abis-
mo, a minha fuga. A minha sombra e o meu túnel. O ata-
lho para outro lado de mim.

Tu és a minha estrela e o meu guia. A minha porta, o meu
clarão, a minha injúria. O meu grão, o meu vento, o meu
moínho. O meu sortilégio. O fim da festa e o meio dia. O
meu carnaval, o meu brinquedo, o meu dia santo. O meu
pecado, a minha penitência. O ouro, a ofensa, o desvario.

És o meu hábito e o meu monge. A minha espiga e o meu
pão. A minha irmã branca, a minha irmã negra, a minha ir-
mã de novas latitudes. A minha amante e a minha mãe, o
meu abraço e as minhas margens. A minha prostituta, o
meu combate, o meu sorriso. Tu és o meu cálice. O meu
elixir e o meu veneno. O vinho que dá coragem às medu-
sas.

Necessito de ti mais do que de ninguém. Mas mentiria se
não te confessasse o quanto preciso de mim.

Joaquim Pessoa
Lido por Adelina Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário