quarta-feira, 26 de outubro de 2016

VELHO SÓTÃO!


VELHO SÓTÃO!

Lembro-me daquele cheiro verdadeiro
da velha casa da minha avó
um enorme casario hospitaleiro
de sótão a cheirar a antigo e a pó.

Ninguém ia para lá exceto eu
era para mim dos mais bonitos recantos
de coisas antigas parecia um museu
com velhos móveis, retratos e santos.

Lembro-me tão bem do velho sótão
daquele velho e espaçoso casario
nas junções do soalho havia cotão
de verão era quente e de inverno frio.

Velho sótão que recordo com prazer
o bater das janelas com a minha alegria
lembro-me da minha avó a repreender
zangada pelo barulho que eu fazia.

Antigos retratos ordenados ao pé dos santos
sobre panos de renda de branco linho
os retratos e os santos eram tantos
nos móveis arrumados com mestria e carinho.

Velho sótão a cheirara lenha queimada
da extensa casa da minha avó tão singela
dava-me pão com marmelada
e arroz-doce enfeitado com canela.

Se por magia o tempo volta-se atrás
até quando então eu era menino
tempo que relembro e hoje muito me apraz
recordar o velho sótão daquele velho casario.

São lembranças do meu tempo ido
na minha vida jamais as vou esquecer
aquele velho sótão de soalho polido
de velhas tábuas a balancear e a ranger.

ArtCar (Artur Cardoso)

09-10-2016

Sem comentários:

Enviar um comentário