quinta-feira, 23 de abril de 2015

O MEU CAMINHO


O MEU CAMINHO

Está o caminho traçado
mas vivo preocupado
pois não sei qual seguir?!!!
Alguns experimentei
mas como não gostei
tive que desistir...
Tentei estudar,
e…
estudei.
Mas ao fim e ao cabo
estudei, foi o diabo
pois o que fazia,
dia-a-dia,
era estudar a fisionomia
das meninas que eu conhecia.
Depois…
tentei pintar.

Como minhas pinturas
eram perfeitas caricaturas,
disse que era impressionista.
Mas nunca ninguém se impressionou...
Ninguém isto é, a não ser o Sr. Baptista,
que ao admirar minhas obras
ficava boqueaberto e mudo
e que percebia de tudo...
não o nego!
mas, coitado...
era cego.
Depois ...
quiz ser escritor
sonhei ser autor
da melhor obra do mercado
porque... (bem, se mentir,
não é grande o pecado)
pessoas letradas me diziam
que eu com meu estilo
era capaz de destronar Camilo.
Arreigado a esta ideia
fui falar cora minha prima...
ela apoiou,
e assim nasceu minha-obra-prima.
Mas como esta prima
era, coitada, muito feia,
não deu beleza à minha obra
e assim, caiu por terra
a minha ideia.
Depois…
disseram-me que o teatro
seria o meu forte.
Assim, ali fui tentar minha sorte.
Tentei na tragédia
mas como foi um fracasso
mandaram-me para a comédia
e assim nasceu um palhaço.
Mas, ter de chorar
para fazer rir,
é não ser hipócrita
e fingir.
Depois...
(ainda fiz mais!)
fiz um teste.
Eis o resultado:
“Você não tem geito para nada,
a não ser para reformado!"
Bem, é uma opinião,
mas, infelizmente, confirmada.
Ora, como do nada, nada se tira.

hoje dou largas à imaginação
e faço tanger minha Lira…
Sou poeta.
Quando dei esta nova a um amigo
ele chamou-me pateta.
Directamente o que lhe disse
não lhes digo...
mas como não admito
que ninguém de mim
faça troça…
imediatamente lhe chamei
«filho duma nota grossa!”

Manuel Maia

Sem comentários:

Enviar um comentário