sábado, 5 de abril de 2014

OUTRAS VIOLÊNCIAS



OUTRAS VIOLÊNCIAS

Mãe… Olha-me nos olhos, em silêncio, com calma
Abre para mim, a janela da tua alma
Agora, diz-me, mãe,
Achas que mereço
Sempre que te convém,
Ser arma de arremesso?

Oh mãe, porque me fazes sofrer?
Porque te vingas e me proíbes de o ver?
Que fiz mãe, diz-me o que fiz,
Para não me deixares ser feliz?
Será que ainda não conseguiste entender
Que sou gente e não um objeto qualquer?!

Pára, mãe! Não me tentes mais manipular
Dá-me espaço e tempo para pensar…
Se o vosso amor, precocemente, acabou
Se, de repente, o nosso lar se desintegrou…
Eu quero continuar a ter Pai e Mãe.
Amo um e amo o outro também.
Quero sentir os dois a meu lado
Mesmo sabendo que sois um casal separado.
Tenho direito a ser feliz, a ser criança...
Não admito servir como reles vingança...
E, não me ameaces nunca, nunca mais
Com polícias, juízes e tribunais
Porque apenas sei que nenhum de vós quis saber
Que a vossa liberdade se fez à custa do meu sofrer
E, não me voltes a perguntar qual dos dois eu amo mais

E já agora, por favor, poupem-me da guerra das visitas quinzenais
E, até aquela conversa:
Ele que pague porque tem obrigação
Sabes! Faz-me pensar que sou um simples imposto de circulação
Estou cansado de tanto egoísmo, tanta cegueira
Só peço que me amem, cada um à sua maneira
Tu, mãe, a quem confiaram o poder paternal
Não faças da minha vida, um tempo quase infernal
E tu, pai… Pai não te esqueças das vezes que adormeci
Chorando a saudade imensa de estar longe de ti
Se vocês fizessem ideia do peso do meu sofrer
Percebiam porque desejo, para vos magoar, morrer!

Os filhos não guardam sempre este verbo infantil
Crescem e, de repente, são bandos de delinquência juvenil
E porque não têm raízes nem laços de união,
São a revolta que vagueia nas celas duma prisão
É urgente, é urgente soletrar, devagar, algumas palavras:
Família, Tolerância, Sacrifício, Humildade,
Pai, Mãe, Amor, Futuro, Felicidade…
É urgente, repensar nestas diferentes formas de AMAR

M. Lourdes dos Anjos
lido por Bi Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário