quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A MINHA HISTÓRIA



A MINHA HISTÓRIA

Gróvios e Límios,
Em território Galético
Foram em esquecidos tempos
Os meus lóios parentes ancestrais.
Oh! As Fadas ou druidas construíram
A lenda do rio Lethes
E não a esqueci.
Agora os doutores de Bolonha,
Compostela e Coimbra me dizem
Que sou Gróvio.
Não renego, nada sei de Viana do Lima,
Desta terra, destas gentes e, por sentimento,
Sou límio por ter nascido aqui.
(Sempre uma voz se levanta!)
Alto! Diz minha irmã: podemos ter parentes
Em Grove, do lado de lá!
De terra em terra com castelos cercados
E batalhas vencidas de Contrasta até Silves
Nasceu Portugal.
Aqui ao norte com estas fundas raízes
Ser Gróvio ou Límio tem nobreza e fidalguia.
Se a história pode ser fantasia
Eu de Moreira de nome,
Com Moreira conquistada
E senhor de valentia
Assim sou de título
Bis-Conde de Moreira
Pela graça das armas
Da poesia.

Luís Pedro Viana
in “As Artes Entre As Letras”

Sem comentários:

Enviar um comentário