sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Colectânea Galeria Vieira Portuense 2017

PREFÁCIO

Sempre pelas 16 horas, ao terceiro Sábado de cada mês, a Galeria Vieira Portuense abre as suas portas para uma tertúlia de poesia. 
Pessoas do Porto ou de fora do Porto, conhecidas ou desconhecidas, habituais ou ocasionais, entram, inscrevem-se, tomam lugar na sala e aguardam o início do evento.  
Sem se dar por isso, o convívio começa. Trocam-se cumprimentos, apresentações, experiências poéticas, as últimas criações. De Aveiro a Viana do Castelo, são muitas as origens das pessoas que ali se deslocam para dizerem os poemas da sua escolha, da sua autoria ou retirados da história da literatura universal. 
A maior parte é gente prenhe de experiência, aposentada do ensino ou de outras actividades que lhe solidificaram os saberes, agora expressos em versos que espalham em sessões de poesia.
Os da casa põem na mesa vinho do Porto e biscoitos caseiros. 
Ao fim da tarde é o "até ao mês que vem", despedindo-se as pessoas com a sensação de uma tarde bem passada.
Tudo começou há 8 anos, mais mês, menos mês. Pelo meio, vão acontecendo eventos fora do Porto: Sousel, Chaves, Vila do Conde, Montalegre, Oropesa (Espanha)... e até já se deu o evento "Poesia no comboio das 10 e 15 h" a caminho de Guimarães. 
Da egrégora gerada por estes convívios, nasceu a iniciativa de se editar anualmente uma colectânea de poemas dos frequentadores da "Poesia na Galeria". A de este ano é a sétima Colectânea da Galeria Vieira Portuense!
Agostinho Costa

1 comentário:

  1. Os meus sinceros agradecimentos ao Dr Agostinho Costa, Daniela Ferreira, Filipe, por nos proporcionar mais esta colectânea, não esquecendo a colaboração na "Poesia na Galeria" da Drª Maria Olinda Sol. Como sou grato, digo: Bem-hajam.

    ResponderEliminar