quarta-feira, 12 de julho de 2017

ROMANCE


ROMANCE

Estava Santo António
um sermão a decorar,
quando o Menino Jesus
... no livro lhe foi poisar,
tão bonito e tão alegre
que era mesmo de pasmar.

-Menino, olhe que amanhã
tenho muito que pregar,
andam as almas perdidas;
anda o demónio a tentar,
para vencer o demónio
tenho muito que estudar.

-António, tanta leitura
vai os teus olhos cansar,
nunca levantas cabeça,
nunca vais apanhar ar;
leva-me em cima do livro,
vamos os dois passear.

-Mas, meu Menino, amanhã
tenho muito que pregar,
se me não ouvirem homens,
oiçam-me os peixes do mar;
as almas perdem-se todas
e eu todas lhe quero dar.

-António, as almas perdidas,
sempre as havemos de achar;
o dia está tão bonito,
estão os cravos a cheirar;
se me não levas ao colo,
co'os teus papeis vou brincar!

Afonso Lopes Vieira
Lido por Marília Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário