sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

MEA CULPA


MEA CULPA

Ontem, na Feira da Ladra,
comprei  um pouco de tudo:
à Marta, comprei o corpo,
ao Manel, a consciência barata,
e ao  Zé, seu silêncio mudo.
Era tudo o que precisava
para viver um pouco!
Porém, agora,
como já estou farto
do corpo da Marta,
mandei-a embora.
E ontem, aquela que foi para mim
símbolo sexual,
hoje  não passa dum farrapo humano
feito mísero animal.
O Manel, muito ciente
do seu  papel,
(embora inconsciente)
lá anda de lado para lado
ao sabor dos caprichos
das gentes com dinheiro.
Quanto ao silêncio do Zé,
esse, comprei-o para toda a vida.
Jamais quero que alguém saiba
que comprei o corpo da Marta
para lhe extorquir a alma
e vender ao diabo.
Jamais quero que alguém saiba
que Manel é um inconsciente
porque eu lhe comprei a consciência
para satisfazer meus caprichos.

Jamais quero que alguém saiba
aquilo que fiz, e pensei,
aquilo que fui, sou e o que serei.
O silêncio do Zé é muito precioso!
É das coisas que para mim tem mais
importância.
Por isso, eu o comprei
para que jamais alguém saiba a verdade,
seja qual for a circunstância.
Quantas Martas, quantos Manéis e quantos Zés
rastejam diariamente a nossos pés
prestando homenagem ao nosso dinheiro?
Quantos?
Nem eu sei, meu Deus,
pois eles são tantos
que  me atrevo a dizer:
«Talvez o mundo inteiro!»
E a culpa de quem é?
Será da Marta, do Manel ou do Zé?
Não. É minha e do dinheiro.

Manuel Maia

in “A Voz do meu Pensamento”

Sem comentários:

Enviar um comentário