terça-feira, 28 de outubro de 2014

SOB O ARCO DE TRIUNFO EU SENTEI



SOB O ARCO DE TRIUNFO EU SENTEI

Sob o Arco de Triunfo eu me sentei
E olhando as teciduras na pedra lavrada
Em dorida agonia a morte inumana
E os heróis vencedores eu lastimei!

Sob o Arco de Triunfo me sentei
E li de relance os nomes ordeiros
Que regozijados haviam sabido vencer
Dos humanos a sua instaurada lei.

E nos trinta medalhões ainda ouvi
Os gritos lancinantes ensurdecendo
Nas trinta batalhas dos homens mortos
Que a História não reza como eu vi

A voz dos voluntários tiritando
Dizendo a si que não ainda ouço
Negando a bravura e o sublime
Sonhando no abismo seu desmando.

Não ouvi cantar vitórias nem louvores
Nem aos homens tecer heroicidade
Nem soldados entrando sob o Arco
Reclamando ao Imperador os seus favores.

Vi sim ali o sangue que existir se nega
Correr a jorros imposto por insanos
Os corpos mutilados pela ambição
Que ao homem avaro tanto cega…

Acilda Almeida 

Sem comentários:

Enviar um comentário